D1 – Identificar a localização /movimentação
de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais
com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de
ângulos.
D4 – Identificar quadriláteros observando as
relações entre seus lados (paralelos, congruentes, perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação
de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de
figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
DESCRITORES DO TEMA II. GRANDEZAS E MEDIDAS
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando
unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de
medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de
início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre
cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo
do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo
ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
DESCRITORES DO TEMA III. NÚMEROS E OPERAÇÕES
/ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D13 – Reconhecer e utilizar características
do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e
princípio do valor posicional.
D14 – Identificar a localização de números
naturais na reta numérica.
D15 – Reconhecer a decomposição de números
naturais nas suas diversas ordens.
D16 – Reconhecer a composição e a
decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou
subtração de números naturais.
D18 – Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 –Resolver problema com números naturais,
envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de
um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação
(positiva ou negativa).
D20 – Resolver problema com números naturais,
envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação
comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
D21 – Identificar diferentes representações
de um mesmo número racional.
D22 – Identificar a localização de números
racionais representados na forma decimal na reta numérica.
D23 – Resolver problema utilizando a escrita
decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D24 – Identificar fração como representação
que pode estar associada a diferentes significados.
D25 – Resolver problema com números racionais
expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de
porcentagem (25%, 50%, 100%).
DESCRITORES DO TEMA IV. TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
D27 – Ler informações e dados apresentados em
tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em
gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
MATERIAL MARAVILHOSO. PARABÉNS.
ResponderExcluir