Publicidade

1º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos

TURMA: 4 e 5 anos de idade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a percepção de si a partir da interação com o outro;
  • Promover experiências em que a criança pode falar e ouvir.

EXPERIÊNCIAS RECOMENDADAS:

  • Eu e meu mundo (autonomia e confiança)

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

  • O eu, o outro e o nós (EO)
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

PROCEDIMENTOS:

  • Incentivar as crianças a observarem desenho, cores, imagem, dando o tempo necessário para observação, exploração e descobertas. Desse modo, elas podem levantar hipóteses sobre o que será discutido a seguir, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
  • Em uma roda de conversa, lê as questões norteadoras. A primeira, leva a uma reflexão sobre o autoconhecimento, a percepção de si enquanto ser individual. A segunda, por sua vez, convida a criança a pensar sobre suas experiências sociais, no espaço coletivo, identificando-se, simultaneamente, como ser individual e social. Permitir que as crianças se expressem livremente ao responder às questões.
  • Orientar as crianças a pensarem sobre suas personalidades, a partir, principalmente dos seus gostos pessoais. Formar duplas e propor que as crianças sejam espelhos uns dos outros. Elas devem destacar as características físicas e emocionais dos colegas, sempre tendo o eu como referência, isto é, as diferenças e semelhanças. Por fim, a partir da experiência, conversar com as crianças sobre a importância do respeito à diversidade.

RECURSOS:

  • Desenho
  • Imagens
  • História em quadrinhos
  • Parlenda
  • Diálogo
  • Espelho

AVALIAÇÃO:

Estabelecer estratégias de observação gráfica e/ou de leitura para formular hipóteses, usando a linguagem para se expressar verbalmente percebendo enquanto seres individuais e sociais respeitam e valorizam as diferenças do outro, sem o objetivo de promoção.

1º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos

1º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos

PARA BAIXAR EM PDF, CLIQUE AQUI

ATENÇÃO! Os materiais disponibilizados neste blog estão protegidos pela lei nº 9.610/98 e estão sendo cedido a você para seu uso pessoal. Portanto, não poderão ser vendidos ou usados para fins comerciais, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.


8 comentários:

Postagens mais visitadas