TURMA: 4 e 5 anos de idade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a percepção de si a partir da interação com o outro;
- Promover experiências em que a criança pode falar e ouvir.
EXPERIÊNCIAS
RECOMENDADAS:
- Eu e meu mundo (autonomia e confiança)
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS:
- O eu, o outro e o nós (EO)
- Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
PROCEDIMENTOS:
- Incentivar as crianças a observarem desenho, cores, imagem, dando o tempo necessário para observação, exploração e descobertas. Desse modo, elas podem levantar hipóteses sobre o que será discutido a seguir, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
- Em uma roda de conversa, lê as questões norteadoras. A primeira, leva a uma reflexão sobre o autoconhecimento, a percepção de si enquanto ser individual. A segunda, por sua vez, convida a criança a pensar sobre suas experiências sociais, no espaço coletivo, identificando-se, simultaneamente, como ser individual e social. Permitir que as crianças se expressem livremente ao responder às questões.
- Orientar as crianças a pensarem sobre suas personalidades, a partir, principalmente dos seus gostos pessoais. Formar duplas e propor que as crianças sejam espelhos uns dos outros. Elas devem destacar as características físicas e emocionais dos colegas, sempre tendo o eu como referência, isto é, as diferenças e semelhanças. Por fim, a partir da experiência, conversar com as crianças sobre a importância do respeito à diversidade.
RECURSOS:
- Desenho
- Imagens
- História em quadrinhos
- Parlenda
- Diálogo
- Espelho
AVALIAÇÃO:
Estabelecer estratégias de observação gráfica e/ou de leitura para formular hipóteses, usando a linguagem para se expressar verbalmente percebendo enquanto seres individuais e sociais respeitam e valorizam as diferenças do outro, sem o objetivo de promoção.
PARA BAIXAR EM PDF, CLIQUE AQUI
ATENÇÃO!
Os materiais disponibilizados neste blog estão protegidos pela lei nº 9.610/98
e estão sendo cedido a você para seu uso pessoal. Portanto, não poderão ser
vendidos ou usados para fins comerciais, cópias para outros sites, blogs ou
redes sociais.
oi muito obrigada ,excelente plano.
ResponderExcluirExcelente plano de aula muito bom.
ResponderExcluirObrigado adorei
ResponderExcluirGostei muito, obrigada.
ResponderExcluirAmei me ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigada por disponibilizar esses materiais tão rico, especialmente para os que estão iniciando na profissão de educador, como eu. Gratidão, que Deus te recompense.
ResponderExcluirteria o plano de aula para crianças 2/3 anos?
ResponderExcluirObrigada por compartilhar o seu trabalho. Deus abençoe.
ResponderExcluir