Publicidade

3º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos

3º Plano de aula pronto para Educação Infantil alinhado à BNCC 4 e 5 anos – Literacia: Contato com a escrita. Baixe em PDF.

TURMA:

ü  4 e 5 anos de idade

PRÁTICAS DE LITERACIA:

ü  Contato com a escrita

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (BNCC):

ü  Corpo, gestos e movimentos (CG);

ü  Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF);

ü  Traços, sons, cores e formas (TS).





OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.



PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ü  Inicialmente levarei as crianças para o pátio ou quadra da escola e pedir que se reúnam em duplas. Entregarei a cada dupla um lápis de giz para lousa. Vou pedir para um dos integrantes da dupla se deitar no chão, abrindo pernas e braços. O outro integrante da dupla deverá contornar o corpo do colega que está no chão. Depois, eles trocam de lugar e repetem a ação. Solicitarei a cada criança que complete o corpo com outras características (olhos, boca, nariz, orelhas etc.) e escreva seu nome no desenho. Para ajudá-las nessa tarefa, incentivarei a escrita espontânea ou escreverei os nomes das crianças da turma em pedaços de papel; cada criança deve pegar seu nome e tentar reproduzir a escrita.

ü  Orientarei as crianças a fazerem um desenho do próprio corpo, permitindo que elas sejam criativas e se expressem livremente por meio do desenho.

ü  Por fim, irei propor um desafio às crianças: “a ginástica das letras”. Nessa atividade, o corpo pode ser utilizado para criar gesto que representa a grafia das letras. Solicitarei que as crianças trabalhem em duplas e incentivarei a fazerem todos os movimentos, contemplando o alfabeto como um todo, podendo concentrar-se em fazer o movimento que caracterizaria a primeira letra do seu nome. Durante todo processo, estarei registrando as atividades por meio de fotos para expor, posteriormente, na sala de aula.


RECURSOS:

ü  Lápis de giz para lousa

ü  Pedaços de papel

ü  Crachá

ü  Cartaz

ü  Máquina fotográfica ou celular


ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM:

Observar se os alunos percebem sobre o corpo humano a partir da observação do próprio corpo em comparação com o corpo dos colegas e se reconhecem o formato das letras a partir dos movimentos corporais.





ATENÇÃO: Os materiais disponibilizados neste blog estão protegidos pela lei nº 9.610/98 e estão sendo cedido a você para seu uso pessoal. Portanto, não poderão ser vendidos ou usados para fins comerciais, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas