Publicidade

2º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos

TURMA: 4 e 5 anos de idade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a habilidade de comunicação e o respeito às diferenças;
  • Promover experiências em que a criança pode falar, ouvir e ainda levantar hipóteses em relação à linguagem escrita.

EXPERIÊNCIAS RECOMENDADAS:

  • Consciência fonológica e fonêmica;
  • Conhecimento alfabético.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

  • O eu, o outro e o nós (EO)
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

PROCEDIMENTOS:

  • Inicialmente irei organizar uma roda de conversa com as crianças. Elas devem se apresentar, falando seus nomes e um pouco sobre si mesmas, o que gostam de fazer, com quem moram etc., Depois que todos se apresentarem, iremos brincar de roda utilizando a cantiga A canoa virou, trocando o nome do ARTUR pelo nome das crianças da turma. Cada vez que a primeira parte da canção for cantada e um nome for citado, a criança chamada deve ficar no meio da roda; na segunda parte da canção, aquele que estava no meio da roda é chamado para voltar à brincadeira. Irei trabalhar algumas variações durante a cantoria, como: cantar mais alto ou baixo, forte ou fraco, devagar ou rápido, com o intuito de explorar as qualidades do som. Depois, com ajuda das crianças, irei confeccionar um cartaz para apresentar o alfabeto.
  • Apresentar a música por meio de um cartaz ou escrita na lousa, em letra bastão, para envolver toda a turma no processo de leitura do texto. Explorar a letra da música, palavra por palavra. Apresentar o nome ARTUR para as crianças, escrevendo-o na lousa ou apontando-o no cartaz. Em seguida, escrever o nome de cada criança no espaço reservado no Livro do estudante, incentivando-as a procurar e circular a primeira letra dos seus nomes no alfabeto.
  • Por fim, realizar algumas brincadeiras envolvendo o nome das crianças, tais como: escrever o nome em diferentes suportes, no chão, na areia, na lousa etc. Irei disponibilizar para as crianças letrinhas de madeira, plástico, isopor, entre outros materiais, para que elas possam identificar as letras que compõem seus nomes e organizá-las de modo a escrevê-los espontaneamente.

RECURSOS:

  • Crachá
  • Alfabeto ilustrado
  • Letrinhas de madeira
  • Letrinhas de plástico ou isopor
  • Quadro
  • Cartaz
  • Lápis
  • Papel

AVALIAÇÃO:

Verificar se os alunos articulam e pronunciam todas as letras e sílabas das palavras, apresentam dificuldades na pronúncia de encontros vocálicos, trocam uma letra por outra. Se demonstram compreender o conceito de escrita, se interagem com o alfabeto, se reconhecem a primeira letra do próprio nome e se fazem hipótese de escrita. Sem o objetivo de promoção.



ATENÇÃO! Os materiais disponibilizados neste blog estão protegidos pela lei nº 9.610/98 e estão sendo cedido a você para seu uso pessoal. Portanto, não poderão ser vendidos ou usados para fins comerciais, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas