D1 – Identificar a localização/movimentação
de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com
suas planificações.
D3 – Identificar propriedades de triângulos
pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 – Identificar relação entre quadriláteros,
por meio de suas propriedades.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação
de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de
figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 – Reconhecer ângulos como mudança de
direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura
construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando
propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8 – Resolver problema utilizando a
propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais,
cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 – Interpretar informações apresentadas por
meio de coordenadas cartesianas.
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo
retângulo para resolver problemas significativos.
D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus
elementos e algumas de suas relações.
DESCRITORES DO TEMA II. GRANDEZAS E MEDIDAS
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de
perímetro de figuras planas.
D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo
de área de figuras planas.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de
volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações
entre diferentes unidades de medida.
DESCRITORES DO TEMA III. NÚMEROS E OPERAÇÕES
/ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D16 – Identificar a localização de números
inteiros na reta numérica.
D17 – Identificar a localização de números
racionais na reta numérica.
D18 – Efetuar cálculos com números inteiros
envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais
envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação).
D20 – Resolver problema com números inteiros
envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação).
D21 – Reconhecer as diferentes representações
de um número racional.
D22 – Identificar fração como representação
que pode estar associada a diferentes significados.
D23 – Identificar frações equivalentes.
D24 – Reconhecer as representações decimais
dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal
identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações
com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 – Resolver problema com números racionais
que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação).
D27 – Efetuar cálculos simples com valores
aproximados de radicais.
D28 – Resolver problema que envolva
porcentagem.
D29 – Resolver problema que envolva variações
proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D30 – Calcular o valor numérico de uma
expressão algébrica.
D31 – Resolver problema que envolva equação
de segundo grau.
D32 – Identificar a expressão algébrica que
expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras
(padrões).
D33 – Identificar uma equação ou uma
inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34 – Identificar um sistema de equações do
primeiro grau que expressa um problema.
D35 – Identificar a relação entre as
representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro
grau.
DESCRITORES DO TEMA IV. TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
D36 – Resolver problema envolvendo
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D37 – Associar informações apresentadas em
listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário