D1 – Localizar informações explícitas em um
texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um
texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa
a esse fato.
DESCRITORES DO TÓPICO II. IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E /OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de
material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 – Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
Descritores do Tópico III. Relação entre
Textos
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das
condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas
ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
DESCRITORES DO TÓPICO IV. COERÊNCIA E COESÃO
NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade
de um texto.
D7 – Identificar a tese de um texto.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 – Diferenciar as partes principais das
secundárias em um texto.
D10 – Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 – Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos do texto.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
DESCRITORES DO TÓPICO V. RELAÇÕES ENTRE
RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor
em textos variados.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 – Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
DESCRITORES DO TÓPICO VI. VARIAÇÃO
LINGÜÍSTICA
D13 – Identificar as marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
MATERIAL EXCELENTE! PARABÉNS PELO TRABALHO E POR COMPARTILHAR CONOSCO! TRABALHO COM ENSINO FUNDAMENTAL II E TENHO MUITOS ALUNOS COM DIFICULDADE NA LEITURA, PORTANTO, SÓ TENHO A AGRADECER!
ResponderExcluirAmei esse material vai mim ajudar bastante. obrigada
ResponderExcluirACHO MARAVILHOSOS OS MATERIAIS QUE VC COMPARTILHAR CONOSCO. PARABÉNS E OBRIGADA PELAS DICAS SEMPRE.
ResponderExcluir