Os planejamentos bimestrais de ensino devem ser organizados
por disciplina e ano escolar, devendo conter os elementos essenciais à
organização operacional do processo de aprendizagem-ensino em cada período do
ano letivo:
- aprendizagens esperadas;
- conteúdos a serem trabalhados;
- metodologia de ensino;
- forma de avaliação e instrumentos.
O planejamento por área facilita a realização da
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, pois aproxima as disciplinas na
definição de problematizações que motivem os alunos no estudo dos conteúdos
disciplinares.
O currículo deve ser uma construção social e cultural da
escola como espaço de produção do saber institucionalizado e de outros saberes
que vão compondo as práticas sociais. Assim, os conteúdos disciplinares e não
disciplinares se complementam mutuamente, tendo em vista os objetivos sociais,
levando os alunos/as a pensar em uma perspectiva de cunho político, a refletir,
analisar e avaliar e, sobretudo, a se posicionar criticamente em face dos
diversos contextos sociais maranhenses. Dessa forma, as práticas pedagógicas
concretas se inscrevem na vida real dos alunos e se voltam para o
desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais.
Portanto, as ações de planejamento devem abordar o currículo
de forma integrada, transversal, contextualizada, contínua e permanente em
todas as áreas de conhecimento, participação e cooperação, aprofundamento do
pensamento crítico-reflexivo, tendo em vista o trabalho com os componentes
curriculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário