Objetivos:
- Ampliar o entendimento dos gêneros textuais notícia e reportagem, observando suas características, as esferas de circulação e o modo de funcionamento, suas finalidades e os portadores de divulgação;
- Desenvolver práticas de linguagem que permitam a produção de textos próprios da esfera jornalística, na modalidade verbal, verbo-visual e multimodal;
- Compreender e utilizar elementos linguístico-gramaticais em intersecção com os processos de leitura e produção dos textos – sinais de pontuação, elementos do discurso direto e indireto, ortografia e acentuação.
Conteúdo:
- Fonemas grafemas
- Acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
- Uso de reticências e aspas.
Eixo:
- Oralidade
- Leitura
- Conhecimentos linguísticos e gramaticais
- Educação literária
Objetos
de conhecimento:
- Procedimentos de escuta de textos
- Localização de informações em texto
- Deduções e inferências de informações
- Reflexão sobre o conteúdo temático do texto
- Reflexão sobre o léxico do texto
- Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos
- Consciência grafofonêmica
- Acentuação
- Pontuação
- Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico, semântico e gráfico
Habilidades:
(EF35LP06)
Estabelecer expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e
da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero textual,
suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos
gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos.
(EF05LP08)
Localizar e organizar informações explícitas, na sequência em que aparecem no
texto.
(EF05LP10)
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto
(recuperação de conhecimentos prévios, relações causa-consequência etc.).
(EF05LP12)
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF05LP13)
Identificar o sentido de vocábulo ou expressão utilizado, em segmento de texto,
selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se
insere.
(EF05LP18)
Inferir, em textos, o efeito de humor produzido pelo uso intencional de
palavras, expressões ou imagens ambíguas.
(EF05LP27)
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares e
contextuais e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF05LP28)
Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
(EF05LP30)
Reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de
reticências, aspas, parênteses.
(EF05LP39)
Explicar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e
sonoros, de comparações e metáforas e de recursos gráfico- visuais em textos
versificados.
Adorei esses materiais.
ResponderExcluirAmei as atividades. Bem elaboradas!
ResponderExcluir