Publicidade

Atividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCC

Objetivos:
  • Ampliar o entendimento dos gêneros textuais notícia e reportagem, observando suas características, as esferas de circulação e o modo de funcionamento, suas finalidades e os portadores de divulgação;
  • Desenvolver práticas de linguagem que permitam a produção de textos próprios da esfera jornalística, na modalidade verbal, verbo-visual e multimodal;
  • Compreender e utilizar elementos linguístico-gramaticais em intersecção com os processos de leitura e produção dos textos – sinais de pontuação, elementos do discurso direto e indireto, ortografia e acentuação.

Conteúdo:
  • Fonemas grafemas
  • Acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Uso de reticências e aspas.

Eixo:
  • Oralidade
  • Leitura
  • Conhecimentos linguísticos e gramaticais
  • Educação literária

Objetos de conhecimento:
  • Procedimentos de escuta de textos
  • Localização de informações em texto
  • Deduções e inferências de informações
  • Reflexão sobre o conteúdo temático do texto
  • Reflexão sobre o léxico do texto
  • Avaliação dos efeitos de sentido produzidos em textos
  • Consciência grafofonêmica
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico, semântico e gráfico

Habilidades:
(EF35LP06) Estabelecer expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero textual, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos.
(EF05LP08) Localizar e organizar informações explícitas, na sequência em que aparecem no texto.
(EF05LP10) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto (recuperação de conhecimentos prévios, relações causa-consequência etc.).
(EF05LP12) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF05LP13) Identificar o sentido de vocábulo ou expressão utilizado, em segmento de texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
(EF05LP18) Inferir, em textos, o efeito de humor produzido pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
(EF05LP27) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares e contextuais e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF05LP28) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
(EF05LP30) Reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
(EF05LP39) Explicar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros, de comparações e metáforas e de recursos gráfico- visuais em textos versificados.
Atividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCCAtividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCC

Atividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCCAtividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCC

Atividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCCAtividades 1 de Português 5º ano - Alinhadas à BNCC


2 comentários:

Postagens mais visitadas