Objetivos:
(EF04LP15) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
- Valorizar a literatura como patrimônio cultural.
- Compreender as manifestações literárias e suas relações históricas como forma de compreensão do mundo e de construção de identidade.
- Apreciar a leitura de textos diversos com narrativas de heróis e produzir outras com base no que foi lido.
Gêneros
de leitura: (Mito grego)
- Substantivos concretos e abstratos/ próprios e comuns
- Adjetivos
Eixo:
- Oralidade
- Leitura
- Conhecimentos linguísticos e gramaticais
- Educação literária
Objetos
de conhecimento:
- Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade
- Localização de informações em texto
- Deduções e inferências de informações
- Reflexão sobre o léxico do texto
- Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto
- Concordância nominal
Habilidades:
(EF04LP01)
Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura e
respeito aos interlocutores, para resolver conflitos e criar soluções.
EF04LP08)
Localizar e comparar informações explícitas em textos.
(EF04LP10)
Inferir informações implícitas em textos.
(EF04LP13)
Inferir, em textos, o sentido de palavras e expressões, considerando o contexto
em que aparecem.
(EF04LP15) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
(EF04LP16)
Inferir relações de causalidade que não aparecem de modo explícito no texto.
(EF04LP33) Identificar em textos e usar na produção textual a
concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (grupo nominal).
(EF04LP34)
Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador,
resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando
narrativas em primeira e terceira pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário