Objetivos:
- Apoiar a criança para a valorização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo;
- Compreender e explicar a intervenção do ser humano na natureza;
- Possibilitar a identificação dos fatos históricos de seu país e compreender seus significados;
- Identificar as características sobre os modos de vida dos animais e as características de árvores brasileiras;
- Propor a leitura de textos que circulam no contexto escolar e meio social para compreensão e criticidade;
- Apreciar leitura de poemas.
Gêneros
de leitura: (Divulgação científica Quadro Poema)
- Lh / li;
Eixo:
- Leitura
- Conhecimentos linguísticos e gramaticais
- Educação literária
Objetos
de conhecimento:
- Localização de informações em texto
- Deduções e inferências de informações
- Reflexão sobre o conteúdo temático do texto
- Reflexão sobre o léxico do texto
- Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto
- Consciência grafofonêmica
- Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico
Habilidades:
(EF35LP05)
Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com
crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a
possibilitar a compreensão.
(EF03LP08)
Localizar informações explícitas em textos.
(EF03LP10)
Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos.
(EF03LP12)
Inferir o tema e o assunto, com base na compreensão do texto.
(EF03LP13)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base
no contexto da frase ou do texto.
(EF03LP15)
Recuperar substituições, ao longo do texto, de palavra por sinônimos (coesão
lexical) ou por pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos (anáforas).
(EF03LP23)
Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre
grafemas e fonemas: c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o e não u, e e não i em sílaba
átona em final de palavra, e com marcas de nasalidade (til, m, n) e com os dígrafos
lh, nh, ch.
(EF03LP35)
Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário