Objetivos:
- Ler e interpretar tirinhas e histórias em quadrinhos formadas apenas por imagens
- Identificar as características do gênero tirinhas/história em quadrinhos.
- Classificar as letras do alfabeto em vogais e consoantes.
- Compreender o conceito de sílaba.
Gêneros
de leitura: (Tirinha HQ)
- Sílabas
- Número de letras e sílabas
- Vogais e consoantes
- Formação silábica
Eixo:
- Leitura
- Conhecimentos linguísticos e gramaticais
Objetos
de conhecimento:
- Autodomínio do processo de leitura
- Compreensão do sistema alfabético de escrita
- Conhecimento do alfabeto
Habilidades:
(EF02LP01)
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de
falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se em ser compreendido
pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e
ritmo adequado.
(EF02LP03)
Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais ao participar de
atividades escolares.
(EF02LP04)
Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os
turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de
tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor (“senhor/a”,
“você” etc.).
(EF02LP08)
Relatar experiências pessoais, com observância da sequência dos fatos e do
nível de informatividade necessário, utilizando expressões que marquem a
passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”,
“antigamente”, “há muito tempo” etc.).
(EF02LP11)
Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com base em títulos, legendas,
imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.
(EF02LP18)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais, em ilustração de história em quadrinhos ou tira.
(EF02LP30)
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais
ou finais para criar novas palavras.
(EF02LP33)
Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando
que existem vogais em todas as sílabas.
(EF02LP34)
Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
Nenhum comentário:
Postar um comentário