Objetivos:
« Rever alguns conceitos e fatos fundamentais da
Matemática, desenvolvidos na etapa de Educação Infantil;
« Desenvolver os primeiros conceitos que
envolvem o pensamento numérico, o algébrico e o geométrico.
Conteúdos: (Primeiros Conceitos)
« Matemática por toda parte
« Sinais e códigos
« Localização de objetos
Unidades temáticas:
« Números
« Álgebra
« Grandezas e Medidas
Objetos de conhecimento:
«
Contagem de rotina
« Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades
ou padrões em sequências
«
Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações
e unidades de medida não convencionais
Habilidades:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador
de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer
situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de
identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada,
utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos
familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como cor,
forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e
a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em
sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades
ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais
curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais,
cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário